Sócios

Tomáz de Aquino Resende

Sócio

Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais de Minas Gerais (43.268) e de São Paulo (355.799). Sócio proprietário do escritório de advogados Tomáz de Aquino, Costa Resende. Procurador Geral do Município de Belo Horizonte (2017/2019), onde implantou o MROSC na Capital Mineira. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas. Especialista e Consultor em Terceiro Setor e Intersetorialidade. Especialista em Controle Externo da Administração Pública (PUC-MG). Promotor de Justiça por 23 anos no Ministério Público de Minas Gerais (dez 1990 a janeiro de 2023), Promotor de Justiça na Promotoria Especializada de Fundações de Belo Horizonte/MG (1995/2001), Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Fundações e Entidades de Interesse Social do Estado -CAOTS de setembro de 2001 a janeiro de 2013. Procurador de Justiça de outubro de 2002 até janeiro de 2013, tendo exercido três mandatos no Conselho Superior do Ministério Público, e dois cargos de Diretoria da Associação de Classe por eleição. Foi membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP e Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB/MG. Presidente da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF) e Diretor na Federação Mineira de Fundações (Fundamig).

André Costa Resende

Sócio

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (172.061).Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialista em Direito Público pela Fundação de Mineira de Ensino e Cultura (FUMEC) em pareceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – FESMPMG e Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Co-autor do Livro “Roteiro do Terceiro Setor” 5ª e 6ª Edições. Sócio-Administrador da Tomáz de Aquino, Costa Resende Sociedade de Advogados

Guilherme Azevedo Paulino

Diretor Jurídico

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (155.178). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialista em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC Minas).

João Carlos Salles de Carvalho

Diretor Jurídico

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (144.364). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto de Desenvolvimento Democrático (IDDE), Diretor Jurídico da TACR.Professor de Direito Processual na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e no Curso de Direito da Faculdade Pitágoras (Campus Betim). Professor de Prática Civil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Ana Gabriela Millo Alkmim Lopes

Sócia

Sócia do Escritório Tomáz de Aquino Costa Resende e Coordenadora do Núcleo Trabalhista
Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (172.248). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialista em Direito do Trabalho (Dom Helder Câmara). Pós Graduada em Compliance Trabalhista e LGPD (IEPREV). MEMBRO DA COMISSÃO de Direitos Sociais e Trabalhistas da OAB/MG.

Lívia Furtado Borges

Coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (135.846). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Do Sul De Minas – FDSM. Especialista em Gestão e Resolução de Conflitos pela Escola Superior da Advocacia – ESA/OAB; Especialista em Direito Público pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE; Graduada em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG. Mediadora de Conflitos com certificação internacional pelo Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos – ICFML

Igor Rodrigues Costa Porto

Coordenador do Núcleo Ambiental

Advogado, inscrito na ordem dos advogados do Brasil, seccional de Minas Gerais (191.483). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Especialista em Direito Ambiental (CAD). Geógrafo, inscrito no conselho regional de engenharia, seccional de Minas Gerais (107.641). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em estudo de impacto ambiental (PUC-MINAS). Com experiência de 10 anos atuando em licenciamento ambiental no órgão ambiental (SEMAD). Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Espeleologia em Minas Gerais (GRUPE) entre 2017 a 2018. Conhecimento avançado em legislação espeleológica e licenciamento ambiental, sendo um dos responsáveis pela elaboração de normas e diretrizes referentes ao patrimônio espeleológico no Estado de Minas Gerais. Palestrante no Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV).

Eduardo G. Teixeira

Coordenador Jurídico do Terceiro Setor

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais (130.867). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), e Pós-Graduado em Engenheira de Segurança do Trabalho pela FUMEC.